sábado, 9 de abril de 2011

O verdadeiro sentido da Páscoa

Recado Para Orkut - Jesus: 2

Este ano estamos inovando na escola em atualmente dirijo, deixamos de lado o coelhinho e os ovos de pascoa para trabalhar seu real significado: O sacrifício de Cristo por nós, nos dando a esperança do renascimento e de uma vida de paz eterna.



Recado Para Orkut - Jesus: 4



Não podemos reproduzir na escola os erros da sociedade, onde o dinheiro move tudo e todos. Estamos vivendo momentos de total falta de controle do ser humano que gera a violência, a falta de solidariedade, compaixão, respeito. Acredito que tudo isso é falta de Deus.


Recado Para Orkut - Jesus: 6


Estamos cada vez mais nos distanciando dele e, nada melhor do que começamos a "apresentar" Deus e seus propósitos para nossas crianças a fim de que se tornem homens e mulheres melhores do que somos e por conseqüência, transformem também o mundo.


Recado Para Orkut - Jesus: 5


sábado, 2 de abril de 2011

Projeto de leitura.

Viajando com Mabel

Anos:
* 3º e 4º
Tempo estimado:
* 2 meses

Objetivos


Conhecer e apreciar obras literárias produzida por uma artista local;
Identificar os personagens principais e suas características;
Representar cenas ou personagens das histórias com sucatas;
Fazer descrições de personagens, pessoas ou objetos.


Material


Biografia de Mabel Velloso;
Livros: Barrinho – O menino de Barro; O trenzinho Azul; Bonequinhos de papel; Cavalinho de pau.
Matérias de sucata: cabo de vassoura, vasilhas de margarina, embalagens plásticas diversas.
Atividades xerocadas


Desenvolvimento


1ª etapa:
  • vApresentação das obras que serão trabalhadas
  • vIdentificação do nome do autor
  • vLevantamento dos conhecimentos prévios sobre a autora
  • vLeitura da biografia da autora (Mabel Velloso)

2ª etapa


  • Antes da leitura de cada obra, explorar ilustração e titulo levando os alunos a criarem hipóteses sobre o enredo da obra;
  • Após a leitura, identificar os elementos ou características da cidade que a autora retratou ou utilizou para compor sua historia


3ª etapa


  • Após a leitura de cada obra, propor atividades que levem o aluno a associar os personagens a suas características;
  • atribuir características não citadas no texto mais que o aluno pode perceber no personagem;
  • associar personagens à seus adjetivos.


4ª etapa



  • Ao final de cada leitura e da interpretação oral e escrita da mesma,cada aluno produzira uma ficha descrevendo os personagens da história.

5ª etapa
  • Confecção dos personagens utilizando sucatas , respeitando as características dos mesmos no texto.

6ª etapa



  • Dividir a turma em grupos para dramatizar a história que mais gostou, apresentando (numa data determinada) para a escola junto com as fichas e as produções com sucatas.

Avaliação


  • Participação durante toda a atividade
  • Produção da ficha




quinta-feira, 10 de março de 2011

Super promoção

Participem dessa promoção e concorram a premios maravilhosos. É muito facil! Entre no blog e confira.

http://evaraber.blogspot.com/

quarta-feira, 9 de março de 2011





Mulher

Eu sou o vento que nas nuvens
vasculha o céu e faz trovoar
Eu sou o vento ora tão forte, ora enfraquece
Meu corpo não tem forma alguma
Não posso ver, não posso falar
Só sei que empurro algumas coisas...
E essas coisas...
Ah! Se eu pudesse ver
O céu, o seu corpo e o mar
O meu sentimento é maior
Que o seu que é sorrir e chorar
Mulher carrega o mar na barriga
Mulher carrega o oceano também
Mulher,
eu sou,
você também é Mulher