Ler sem saber ler.
Dia 18 de Abril é considerado o Dia do Livro Infantil, acredito que para comemorar esta data, além de falar sobre Monteiro Lobato e seus personagens é importante fazer um trabalho significativo de leitura mesmo nas turmas de Educação infantil, proporcionar aos pequenos a oportunidade de, não só ouvir, mais "ler", produzir, reinventar, enfim, experimentar esse novo mundo que se apresenta através das letras. A Revista Projetos de Educação Infantil, do ano passado, veio com essa proposta, fazer a criança ter contato com o mundo da leitura mesmo antes de saber ler, deixar de ser mero ouvinte para participar (do seu jeito) do ato da leitura, seja interpretando imagens, sequenciando cenas, inventando finais para histórias já conhecidas, visualizando a estrutura de variados tipos de texto... Certa vez assisti uma entrevista de Mabel Veloso que dizia que o professor deveria ensinar a manusear um livro, assim como pega na mão da criança para ensinar as primeiras letras, ou seja, o mesmo carinho e a mesma importância que damos a aprendizagem das letras do alfabeto, deveríamos dispensar aos livros e a leitura, a final, de que valerão as letras sem os textos, sem as histórias que lhes dão sentido?. Dessa forma, acredito que o prazer pela leitura florescera e o "aprender a ler" será mais prazeroso, acontecera de uma forma sutil, significativa e gostosa.
Moldes
As sugestões estão ai,
inspirem-se, criem seus
projetos e sucesso...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário