Viajando com Mabel
•Anos:
* 3º e 4º
•
•Tempo estimado:
* 2 meses
Objetivos
•Conhecer e apreciar obras literárias produzida por uma artista local;
•Identificar os personagens principais e suas características;
•Representar cenas ou personagens das histórias com sucatas;
•Fazer descrições de personagens, pessoas ou objetos.
Material
•Biografia de Mabel Velloso;
•Livros: Barrinho – O menino de Barro; O trenzinho Azul; Bonequinhos de papel; Cavalinho de pau.
•Matérias de sucata: cabo de vassoura, vasilhas de margarina, embalagens plásticas diversas.
•Atividades xerocadas
Desenvolvimento
•1ª etapa:
- vApresentação das obras que serão trabalhadas
- vIdentificação do nome do autor
- vLevantamento dos conhecimentos prévios sobre a autora
- vLeitura da biografia da autora (Mabel Velloso)
2ª etapa
- •Antes da leitura de cada obra, explorar ilustração e titulo levando os alunos a criarem hipóteses sobre o enredo da obra;
- •Após a leitura, identificar os elementos ou características da cidade que a autora retratou ou utilizou para compor sua historia
•
3ª etapa
- •Após a leitura de cada obra, propor atividades que levem o aluno a associar os personagens a suas características;
- •atribuir características não citadas no texto mais que o aluno pode perceber no personagem;
•associar personagens à seus adjetivos.
4ª etapa
- Ao final de cada leitura e da interpretação oral e escrita da mesma,cada aluno produzira uma ficha descrevendo os personagens da história.
5ª etapa
- •Confecção dos personagens utilizando sucatas , respeitando as características dos mesmos no texto.
6ª etapa
- •Dividir a turma em grupos para dramatizar a história que mais gostou, apresentando (numa data determinada) para a escola junto com as fichas e as produções com sucatas.
•
Avaliação
- •Participação durante toda a atividade
- •Produção da ficha
Nenhum comentário:
Postar um comentário