sábado, 4 de abril de 2009

Datas comemortivas - Dia do Indio - 4º e 5º ano.

Curumim chama cunhatã que eu vou contar
Cunhatã chama curumim que eu vou contar
Curumimmm, Cunhataaaa
Cunhataaaaa, Curumimmm
Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis terras brasilis
Que eram povoadas e amadas por milhões de Índios
Reais donos felizes da terra do pau Brasil
Pois todo dia e toda hora era dia de índio
Mas agora eles tem só um dia
Um dia dezanove de Abril
Amantes da natureza
Eles são incapazes com certeza
De maltratarem as fêmeas
Ou de poluir o rio, o céu e o mar
Protegendo o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora pois na sua historia
O índio é exemplo mais puro
Mais perfeito mais belo
Junto da harmonia da fraternidade
E da alegria, da alegria de viver
Da alegria de amar
Mas no entanto agora
O seu canto de guerra
É um choro de uma raça inocente
Que já foi muito contente
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio

(Jorge Ben Jor)
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Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi

Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si

Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani

E o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabia

e ô e ô

O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o índio deu nome, tá dado!
Se o índio falou, tá falado!
Se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô

Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que índio vai falar:

Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani

Tamanduá Urubu Jaburu
Jararaca Jibóia
Tatu
Tu Tu Tu
é tudo tupi
tupi guarani

Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sagüi Jabuti Jacaré
Jacaré Jacaré
quem sabe o que é que é?
- ...aquele que olha de lado...
é ou não é?

Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô

Maranhão Maceió
Macapá Marajó
Paraná Paraíba
Pernambuco Piauí
Jundiaí Morumbi Curitiba Parati
É tudo tupi
Butantã Tremembé Tatuapé
Tatuapé Tatuapé
quem sabe o que é que é?
- ...caminho do Tatu...

Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem...

( Hélio Ziskind)

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Índio cara pálida, cara de índio
índio cara pálida, cara de índio
Sua ação é válida, meu caro índio
sua ação é válida, valida o índio

Nessa terra tudo dá, terra de índio
nessa terra tudo dá, não para o índio
Quando alguém puder plantar, quem sabe índio
quando alguém puder plantar, não é índio

Índio quer se nomear, nome de índio
índio quer se nomear, duvido índio
Isso pode demorar, te cuida índio
isso pode demorar, coisa de índio

Índio sua pipoca, tá pouca índio
índio quer pipoca, te toca índio
Se o índio se tocar, touca de índio
se o índio toca, não chove índio

Se quer abrir a boca, pra sorrir índio
se quer abrir a boca, na toca índio
A minha também tá pouca, cota de índio
apesar da minha roupa, também sou índio
(Djavan)
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Trabalhar a questão do índio no Brasil através das musicas através das musicas acima
*Listar a diferença da vida do índio antes e após a invasão portuguesa
*Identificar na musica 1 versos que falam da relação do índio com a natureza
*Explicar o que quer dizer a expressão "Todo dia era dia de índio"
*Pesquisar o numero de índios hoje no Brasil e comparar com a quantidade citada na musica 1, discutindo o por que dessa redução da população indígena se antes eram os únicos habitantes desta terra.
* Criar um dicionário de palavras de origem indígena que usamos no nosso dia a dia, a partir do estudo da musica 2.
*Separar as palavras de origem tupi da musica 2 em grupos:
nome de animais, cidades, pessoas, etc.
*Pesquisar outras palavras de origem indígena.
* Destacar na musica 3 os versos que dizem que no Brasil o índio não tem vez (Possíveis respostas:"Nesta terra tudo dá, não para o índio","Se alguém puder plantar não é índio".)
*Identificar a parte do testo que fala da luta dos índios para preservar sua cultura e sua identidade ( Possíveis resposta: "Índio quer se nomear, nome de indio";
" Se o índio toca, não chove índio")
* Discussão: O que quer dizer a frase " Apesar da minha roupa, também sou índio"?
* Pesquisas:
  • Pratos típicos da cultura indígena
  • Arte (pinturas, vasos, cestarias,adereços)
  • vestimenta
  • Lendas
  • Distribuição das tribos indígenas no território brasileiro
  • Outras musicas que retratam a realidade do índio no Brasil
Culminâncias:

  • Café da manhã com pratos típicos da cultura indígena
  • Cd com as musicas trabalhadas
  • Apresentação de musica e dança indígena e/ou as trabalhadas durante a semana
  • Exposição de trabalhos artísticos ( quadros, objetos, pinturas no corpo)
  • Livro com textos criados pelos alunos a partir da releitura das musicas trabalhadas.



Um comentário:

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